23 Ago. 1944

Telegrama confidencial n.º 137 da Legação de Portugal em Budapeste para o MNE sobre a situação na Hungria, designadamente o cerco das tropas alemãs a Budapeste e a previsão do início das deportações dos judeus.

(AHD – Cifra, Colecção telegramas recebidos Budapeste)

21 Ago. 1944

Cópia da Nota dos representantes dos países neutros em Budapeste ao Ministério Real Húngaro dos Negócios Estrangeiros protestando contra as deportações de judeus da Hungria, dizendo estarem informados – de fontes absolutamente seguras – do que significa a deportação na maior parte dos casos, mesmo que disfarçada sob o nome de trabalho no estrangeiro, acrescentando que novas deportações trariam o golpe de misericórdia à reputação da Hungria nos respectivos países, e que novas.

(AHD– 2º P.. A. 49, M 112)

19 Ago. 1944

Nota americana ao MNE solicitando o apoio dos neutros para os refugiados na Hungria e responsabilizando-se pelo seu destino.
AHD – 2º P., A. 49, M 112)

15 Ago. 1944

Carta da “Federação dos Judeus da Hungria”, assinada por Otto Komoly, apelando para o auxílio do Governo Português através de autorização de entrada em Portugal dos judeus residentes na Hungria que poderão ser encaminhados para a Palestina. Em anexo telegrama da Jewish Agency de Lisboa para Otto Komoly e respectiva tradução.

(AHD – 2º P., A. 49, M 112)

15 Ago. 1944

Telegrama n.º 64 expedido do MNE para a Legacão de Portugal em Budapeste autorizando a concessão de passaportes provisórios portugueses por motivos humanitários com a reserva “não parece de aceitar números comparáveis com os que V. Sr.ª refere a respeito outros países porque além dos refugiados nossa Legação certamente só número multo reduzido poderão invocar legitimamente ligações directas Portugal e Brasil”.

(AHD – RNP, 2º P., A. 49, M 112)

14 Ago. 1944

Telegrama confidencial n.º 132 da Legacão de Portugal em Budapeste para o MNE sobre a situação dos judeus que se encontram sob a protecção estrangeira: “Presentemente autoridades húngaras só aceitam protecção estrangeira semitas seus nacionais mediante apresentação qualquer espécie passaporte país protector… Problema implica portanto responsabilidade cujas futuras consequências não se podem prever e que admitem possibilidade Governo húngaro exigência justa de um dia para o outro que esses semitas partam para país protector. Sr. Ministro da Suécia não crê que autoridades alemãs os deixem sair e… recebeu instruções para manter atitude tomada. Já elevou mesmo de 700 para 3 000 o número protegidos sua Legacão… Ministro da Suíça prepara saída para Palestina Suíça e outros países de cerca de 30 000 semitas. Trabalho Nunciatura foi obter que baptizados não fossem deportados Alemanha prometendo autoridades alemãs consentir internamento campos húngaros baptizados anteriormente Agosto 1941. Todas Legacões neutras guardam também asilados”.

(AHD – Cifra, Colecção telegramas recebidos Budapeste)