4 Nov. 1944

Telegrama confidencial n.º 299 expedido de MNE para a Legação de Portugal em Berlim esclarecendo a realidade da situação.

(Cifra, Colecção telegramas expedidos Berlim)

4 Nov. 1944

Telegrama n.º 347 da Legação de Portugal em Berlim para o MNE comunicando início das conversações com o Ministério dos Negócios Estrangeiros alemão sobre a situação dos judeus húngaros protegidos pela Legação de Portugal em Budapeste, revelando a atitude de contra-informação alemã e o alheamento do Conde de Tovar, Ministro de Portugal em Berlim.

(AHD – Cifra, Colecção telegramas recebidos Berlim)

31 Out. 1944

Telegrama confidencial n.º 298 expedido do MNE para a Legação de Portugal em Berlim esclarecendo que embora diligências em Budapeste referentes a procedimento para com judeus em geral tenham sido feitas em “conjunto com Núncio e outros neutros”, “diligências cada um em prol seus protegidos e seus passaportes têm sido individuais. Não nos convém para diligência aí recomendada meu 295 acção conjunta que da parte de uns pode ir além do que seria prudente e da parte de outros pode ficar aquém”.

(AHD – Cifra, Colecção telegramas expedidos Berlim)

30 Out. 1944

Telegrama n.º 342 da Legação de Portugal em Berlim para o MNE confirmando os termos da diligência a fazer junto do Governo alemão e sugerindo concertação prévia com os representantes dos países neutros naquela cidade.

(AHD – Cifra, Colecção telegramas recebidos Berlim)

30 Out. 1944

Telegrama n.º 295 expedido do MNE para a Legação de Portugal em Berlim comunicando a partida de Budapeste do Encarregado de Negócios português e instruindo no sentido de se reiterarem as diligências para que sejam respeitados os passaportes portugueses concedidos aos judeus em Budapeste e acentuar a repercussão que teria nas relações luso-alemãs qualquer perseguição aos nossos protegidos visto se atribuir à autoridade país ocupante todas as medidas tomadas.

(AHD Cifra, Colecção telegramas expedidos Berlim)

29 Out. 1944

Telegrama n.º 204 da Legação de Portugal em Budapeste para o MNE em que o Encarregado de Negócios comunica a sua partida de Budapeste “em dois automóveis diplomáticos para Bregenz, fronteira suíça, acompanhado de minha mulher, do casal Gabor, da Sr.ª Tillmann e sua filha Agnes, do Sr. Paulo Szasz e do chauffeur Victor Smick… Rogo a Vexa. o favor de dar conhecimento deste telegrama ao Ministro de Portugal em Berna e de informar que Dr. Egry não precisou visto suíço aguardando Sr. Wertheimstein esse visto em Buchs e restantes refugiados, Oscar, Rodolfo e Rosa Guttmann que concessão visto trânsito Suíça seja telegrafado urgentemente Legação Suíça de Budapeste”.

(AHD – Colecção telegramas recebidos Budapeste)

27 Out. 1944

Aide-mémoire do Ministério Real dos Negócios Estrangeiros da Hungria colocando à disposição da Legação de Portugal os 698 judeus portadores de passaportes provisórios portugueses e descriminando as condições da sua emigração.

(AHD – 2º P., A. 49, M 112)

27 Out. 1944

Telegrama n.º 68 expedido do MNE para a Legação de Portugal em Berna instruindo para que o Ministro naquela capital diligencie para que sejam concedidos vistos alemães para trânsito até à Suíça a grupo de refugiados acolhidos na Legação em Budapeste.

(AHD – 2º P., A. 49, M 112)

26 Out. 1944

Telegrama n.º 198 da Legação de Portugal em Budapeste para o MNE comunicando a obtenção de vistos alemães nos passaportes portugueses de nove refugiados na Legação portuguesa desde o mês de Junho.

(AHD – 2º P., A. 49, M 112)

25 Out. 1944

Telegrama n.º 191 da Legação de Portugal em Budapeste para o MNE comunicando a deportação eminente de milhares de judeus, em marchas forçadas para Viena, e informando que entre os condenados se encontram alguns portadores de passaportes provisórios portugueses.

(AHD – 2º P., A. 49, M 112)

24 Out. 1944

Telegrama n.º 188 da Legacão de Portugal em Budapeste para o MNE relatando conversa com o Ministro dos Negócios Estrangeiros húngaro sobre os refugiados perseguidos portadores de passaportes portugueses na qual o mesmo declarara que as concessões nesta matéria estavam ligadas ao reconhecimento do novo Governo húngaro.

(AHD – Cifra, Colecção telegramas recebidos, Budapeste)

24 Out. 1944

Telegrama n.º 187 da Legação de Portugal em Budapeste para o MNE sobre a questão do reconhecimento do novo Governo húngaro, que o Encarregado de Negócios considera de legitimidade muito duvidosa mas com o qual se vê obrigado a lidar “para tentar salvar a vida a algumas centenas de Judeus titulares de passaportes provisórios portugueses”.

(AHD – 2º P., A. 49, M 112)

23 Out. 1944

Telegrama confidencial n.º 286 expedido do MNE para a Legacão de Portugal em Berlim transmitindo instruções no sentido de não serem utilizados argumentos de carácter jurídico nas diligências a realizar junto do Governo alemão com vista a serem respeitados os passaportes portugueses concedidos aos judeus na Hungria: ‘’perseguição elementos semitas Hungria tem obedecido propósitos políticos e de ódios que só apreensão por reacção consequente pode talvez modificar de algum modo. É o que parece ter acontecido, talvez em seguimento protestos neutros e enérgica Nota subscrita por Núncio Apostólico e representantes potências neutrais…Nosso propósito minorar já que de todo não podemos impedi-las consequências perseguição relativamente todos quantos se acolheram protecção portuguesa. O desejo que isso fique expresso em diligências junto país ocupante tanto maior por ter sido chamado Lisboa nosso Encarregado de Negócios Budapeste a fim informar situação aquele país em que de longe parece ter desaparecido todo Governo com características constitucionais e rnesmo nacionais”.

(AHD – Cifra, Colecção telegramas expedidos Berlim)

22 Out. 1944

Telegrama n.º 85 expedido do MNE para a Legação de Portugal em Budapeste autorizando-a a criar uma secção da Cruz Vermelha Portuguesa naquela legação a fim de “assegurar até limites do possível socorro nossos protegidos depois partida Vossa Senhoria.”

(AHD – 2º P., A. 49, M 112)

22 Out. 1944

Recorte do “Diário da Manhã” publicando nota da Legação da Hungria
na qual declara que se mantém fiel ao Regente Horthy.
(ampliação)

(AHD – 2º P., A. 47, M 157)

22 Out. 1944

Telegrama n.º 84 expedido do MNE para a Legação de Portugal em Budapeste instruindo o Encarregado de Negócios “a partir sem demora para Portugal comunicando simplesmente a esse Governo que foi chamado pelo seu Governo para o informar dos sucessos ocorridos. Convirá consignar que como já anteriormente foi dito aí, e fizemos dizer em Berlim, queremos crer será garantida devida protecção aos portadores passaportes portugueses e às pessoas que se achem ao abrigo casa da Legação de Portugal”.

(AHD – Colecção telegramas expedidos Budapeste)

20 Out. 1944

Telegrama n.º 178 da Legacão de Portugal em Budapeste para o MNE sobre nomeação de novo governo e situação dos judeus; Szalasi declarara na rádio que nenhuma espécie de protecção estrangeira a judeus seria tolerada e que os passaportes já concedidos seriam respeitados.

(AHD – 2º P., A. 49, M 112)

18 Out. 1944

Telegrama n.º 283 expedido do MNE para a Legação de Portugal em Berlim comunicando que a Legacão da Alemanha em Budapeste não reconhece a protecção dos passaportes portugueses concedidos aos judeus na Hungria e instruindo no sentido de se efectuarem diligências junto do Governo alemão para que essa situação se modifique.

(AHD – 2º P., A. 49, M 112; Cifra, Colecção telegramas expedidos Berlim)

18 Out. 1944

Telegrama n.º 176 da Legacão de Portugal em Budapeste para o MNE acerca do desrespeito pelas autoridades alemãs dos “passaportes provisórios estrangeiros, suecos e portugueses principalmente” concedidos a judeus húngaros e pedindo diligências em Berlim.

(AHD – Cifra, Colecção de telegramas recebidos Budapeste)