24 Abr. 1940

Despacho do Secretário Geral do MNE, Luiz Teixeira de Sampayo, para o Cônsul de Portugal em Bordéus, Aristides de Sousa Mendes, chamando-o novamente à atenção pelas irregularidades cometidas na concessão de vistos, e advertindo-o “que qualquer nova falta ou infracção nesta matéria será havida por desobediência e dará Iugar a procedimento disciplinar em que não poderá deixar de ter-se em conta que são repetidos os actas de V. Sr.ª que motivam advertências e repreensões”.

(AHD – Processo Disciplinar de Aristides de Sousa Mendes)

22 Abr. 1940

Ofício da PVDE para o MNE notando que os pedidos de judeus holandeses para virem para Portugal tomam um volume que não é de desprezar atendendo à convulsão que agita a Europa e pedindo que, a bem do serviço público, os cônsules na Holanda sejam avisados para antes de pedirem autorização para visarem os passaportes averigúem bern se os indivíduos que desejam vir são ou não judeus, a fim de se evitar a entrada em Portugal de “indivíduos dessa qualidade”.

(AHD – 2º P., A. 43, M. 49)

18 Mar. 1940

Ofício da PVDE para o MNE sobre a recusa de entrada em Portugal do espanhol Eduardo Neira Laporte, a quem o Consulado em Bordéus concedera visto contra as instruções emitidas pela PVDE.

(AHD – Repartição da Administração Consular, R.C. – 779)

16 Jan. 1940

Despacho do MNE para o Cônsul de Portugal em Bordéus chamando-lhe a atenção para a irregularidade cometida na concessão do visto no passaporte de Arnold Wiznitzer e recordando-lhe as instruções contidas na Circular n.º 14.

(AHD – Processo Disciplinar de Aristides de Sousa Mendes)

Jan. 1940

Exemplar de formulário de pedido de visto preenchido pelo interessado (Consulado em Bordéus).

(AHD – Repartição da Administração Consular, 2º P., A. 43, M. 79)

11 Nov. 1939

Circular n.º 14 enviada pelo MNE aos postos no estrangeiro “para
prevenir quanto possível abusos e práticas de facilidades que a PVDE entende inconvenientes ou perigosas”. Estabelece os casos em que os cônsules não poderão conceder vistos consulares sem prévia consulta
ao MNE 1939.

(AHD – Repartição da Administração Consular, R.C. 779)