11 Abr. 1944

Telegrama n.º 27 da Legacão de Portugal em Budapeste para o MNE comunicando o aluguer de uma casa para a Legacão em Galgagyoerk, a
50 Km de Budapeste e informando que “ao Consulado afluem centenas de indivíduos de países sem representação neste país solicitando protecção nosso Cônsul. Continuarei a recusá-la salvo se receber instruções em contrário de V. Exª… Tudo isto a par das perseguições políticas e questão semita, agrava sobremaneira a situação. Sei que pessoas do Ministério dos Negócios Estrangeiros a quem dissera ir a Lisboa conferenciar e gozar licença a que tenho direito interpretaram tal notícia caso não venha Secretário para me substituir, como sintoma de interrupção relações diplomáticas com actual Governo. Certo que V. Exª não deseja que tal impressão se mantenha tenho afirmado que aguardarei chegada Secretário com atribuição Encarregado de Negócios”.

(AHD – Cifra, Colecção telegramas recebidos Budapeste)

5 Abr. 1944

Telegrama n.º 24 da Legação de Portugal em Budapeste para o MNE informando sobre os bombardeamentos aéreos da capital e da publicação dos “decretos ao abrigo dos quais indivíduos raça judaica serão vexados, perseguidos e espoliados”.

(AHD – Cifra, Colecção telegramas recebidos Budapeste)

28 Mar. 1944

Telegrama n.º 10 expedido do MNE para a Legação de Portugal em Budapeste chamando a Lisboa o Ministro português, “sem demora”.

(AHD – Colecção telegramas expedidos Budapeste)

28 Mar. 1944

Telegrama n.º 20 da Legacão de Portugal em Budapeste para o MNE explicando que as deficiências constitucionais do novo governo podem ser supridas pela manipulação das leis de excepção aplicáveis em tempo de guerra, nomeadamente no que se refere à questão semita.

(AHD – Cifra, Colecção telegramas recebidos Budapeste)

24 Mar. 1944

Telegramas n.º 8 e 9 expedidos do MNE para a Legação de Portugal em Budapeste pedindo informação sobre se o novo governo foi nomeado em termos constitucionais pelo Regente; sobre impressões e atitudes, representantes diplomáticos neutros e mandando o Ministro de Portugal “proceder máxima prudência e reserva relativamente ao novo governo até podermos aqui ajuizar se governo legal ou simples facto”.

(AHD – Cifra, Colecção telegramas expedidos Budapeste)

24 Mar. 1944

Telegrama n.º 19 da Legação de Portugal em Budapeste para o MNE informando sobre a constituição do novo governo húngaro, presidido por Sztojay, ex-Embaixador da Hungria em Berlim e pro-alemão, com membros de extrema direita e nacionais socialistas e que a “Gestapo exerce perseguições politicas prendendo pessoas de categoria e até membros parlamento.

(AHD – Cifra, Colecção de telegramas recebidos Budapeste)