20 Abr. 1945

Informação/Resumo de Teixeira Branquinho descrevendo os procedimentos e a organização montada em Budapeste para apoio à protecção portuguesa aos judeus na Hungria.

(AHD – 2º P., A. 49, M 112)

1945

Tradução de alguns trechos de uma carta recebida do Conde de Poncgraz, a quem Jules Gulden confiara a Legação de Portugal em Budapeste, dando conta do assalto, pelas SS, no dia 1 de Janeiro de 1945, da Legação e do rapto dos refugiados judeus aí acolhidos.

(AHD – 2º P., A. 47, M 157)

1944

Relatório de Teixeira Branquinho “Missão a Budapeste” onde descreve a situação à data da sua partida de Budapeste.

(AHD – Colecção de Relatórios e Monografias)

18 Dez. 1944

Carta de Jules Gulden, Vice-cônsul de Portugal em Budapeste, Encarregado do Expediente dos Negócios da Legação de Portugal na Hungria, endereçada de Genebra, relatando a sua saída da Hungria e a situação em que ficaram os judeus protegidos pelo Governo português.

(AHD – 2º P., A. 49, M 112)

12 Dez. 1944

Telegrama n.º 321 expedido do MNE para a Legação de Portugal em Berlim transmitindo que haviam sido presas duas crianças judias titulares de passaportes portugueses e filho do empregado da Legação e instruindo no sentido de se obter do Ministério dos Negócios Estrangeiros alemão a garantia do interesse do Ministro da Alemanha em Budapeste pelo caso.

(AHD – Cifra, Colecção telegramas expedidos Berlim)