11 Mai. 1944

Telegrama n.º 22 expedido do MNE para a Legacão de Portugal em Budapeste dizendo “se por motivos humanidade a que Governo português não quer faltar foi concedido asilo a refugiados políticos ou em perigo por situação destaque motivos rácicos Vexa. deveria ter avisado Ministério para receber instruções sobre facto que envolve responsabilidades para Governo português e nos habilitar agir caso necessidade. Do teor [telegrama] n.º 49 deduz-se haver pessoas nessas condições, outras que serão apenas hóspedes Legação. Distinção entre umas e outras tem de ser rigorosamente feita. Encarregado de Negócios … deverá manter asilo verdadeiros refugiados políticos até que Governo inteirado todos pormenores do caso possa dar instruções precisas e definitivas”.

(AHD – Colecção telegramas expedidos Budapeste)

10 Mai. 1944

Telegrama n.º 49 da Legação de Portugal em Budapeste para o MNE dando informações sobre as “12 pessoas hospedadas na casa Legação Galgagyoerk, são todas católicas embora algumas delas de origem judaica. Entre elas, refugiados por motivo dos bombardeamentos e perseguições políticas, encontra-se um membro da Alta Câmara húngara, um Ministro Plenipotenciário húngaro, um sobrinho do Ministro da Hungria no Japão e uma cunhada do Barão Rothschild de Londres.
Devo informar Vexa. que outras Legacões países neutros procedem
de forma análoga”.

(AHD – Cifra, Colecção telegramas recebidos Budapeste)

10 Mai. 1944

Telegrama n.º 46 da Legacão de Portugal em Budapeste para o MNE comunicando ter sido publicada uma notícia insultuosa contra o Ministro Sampaio Garrido, motivada pela nota de protesto apresentada devido à invasão das instalações da Legação; este telegrama sugere ainda que o Ministro da Alemanha em Lisboa seja informado atentado contra a Legação de Portugal na Hungria concluindo com a informação que “ao abrigo de medidas semitas estão sendo praticadas as mais horríveis crueldades. Os crimes multiplicam-se dia a dia contra judeus contra nobres e cristãos”.

(AHD – Cifra, Colecção telegramas recebidos Budapeste)

6 Mai. 1944

Telegrama n.º 20 expedido do MNE para a Legação de Portugal em Budapeste dizendo que “Governo lamenta desacato Legação sobre qual não pode em todo o caso fazer completo juízo sem saber o que parece não ter sido ainda comunicado por Vexa. Categoria e outros requisitos identidade de pessoas hóspedes ou refugiadas Legação. É possível de desrespeito esteja relacionado com esse facto… Actuais condições relembro determinação de nenhum visto ser concedido sem autorização Ministério”.

(AHD – Colecção telegramas expedidos Budapeste)

6 Mai. 1944

Telegrama n.º 44 da Legacão Portugal em Budapeste para o MNE relatando “… grave ocorrência: agentes Gestapo ou de polícia húngara entraram violentamente cinco horas de manhã 28 de Abril casa campo onde recentemente instalei Legação por causa de bombardeamentos… bando pretensos malfeitores apreendeu pessoas hóspedes de Legação e quando estas declararam… desejar voltar Legação não lhes foi permitido e foram forçados acompanhá-los polícia central de Budapeste. Opus-me energicamente esta detenção alcançando algumas horas depois liberdade tais pessoas. Mesmo dia ocorrência apresentei Primeiro-Ministro solene indignado protesto revoltante atentado princípio extraterritorialidade”.

(AHD – Cifra, Colecção telegramas recebidos Budapeste)