24 Jun. 1944

Telegrama confidencial n.º 79 da Legação de Portugal em Budapeste para o MNE comunicando que o Núncio Apostólico informara ter entregue ao Governo húngaro “sem resultado algum, duas notas de protesto contra desumanas perseguições judeus”.

(AHD – Cifra, Colecção telegramas recebidos Budapeste)

21 Jun. 1944

Telegrama pessoal do Ministro de Portugal em Berna, transmitindo o seguinte telegrama de Sampaio Garrido para o Secretário Geral do MNE: “apelo para tua bondade rogando concessão passaporte consular refugiados na Legação os quais dispõem de meios necessários manter-se Portugal. Abraço afectuoso”.

(AHD – Cifra, Colecção telegramas recebidos Berna)

21 Jun. 1944

Telegrama pessoal do Secretário Geral expedido para o Ministro de Portugal em Berna solicitando que transmita ao Ministro Sampaio Garrido que o Encarregado de Negócios de Portugal em Budapeste tem instruções para proteger e facilitar, até onde possível, a saída do país dos refugiados que se encontram na Legação na Hungria.

(AHD – Cifra, Colecção telegramas expedidos Berna)

20 Jun. 1944

Telegrama n.º 31 expedido do MNE para a Legação de Portugal em Budapeste: “nossa orientação permanece procurar salvar pessoas que por motivos perseguição política se acolheram protecção Legação de Portugal. [Se] é possível obter saída refugiados com grupo missão argentina autorizo concessão passaporte consular colectivo ou individual para entrada em Portugal, sem atribuições porém nesses documentos
de nacionalidade portuguesa”.

(AHD – R.N.P., 2º P., A. 49, M 112)

19 Jun. 1944

Telegrama n.º 73 da Legação de Portugal em Budapeste para o MNE sobre a possibilidade de saída de alguns dos refugiados protegidos da Legação integrando a prevista evacuação da missão argentina e ponderando a conveniência de concessão de passaportes consulares “exclusivamente com o objectivo de facilitar aos refugiados a saída da Hungria caducando a validade passaportes logo que cheguem a Portugal”.

(AHD – Cifra, Colecção telegramas recebidos Budapeste)

16 Jun. 1944

Telegrama confidencial n.º 69 da Legação de Portugal em Budapeste para o MNE informando do agravamento da perseguição aos judeus, principalmente os da província, e da forma desumana como são deportados para a Alemanha.

(AHD – Cifra, Colecção telegramas recebidos Budapeste)

15 Jun. 1944

Telegrama n.º 29 expedido do MNE para a Legação de Portugal em Budapeste autorizando a concessão de asilo a novos refugiados judeus
na casa da Legação em Galgagyoerk, e mandando que seja enviada ao MNE por telegrama a lista completa dos refugiados, sua nacionalidade
e qualidade.

(AHD – R.N.P., 2º P., A. 49, M 112)