A reabilitação

A reabilitação

1945

Novembro: Aristides de Sousa Mendes apresenta à Assembleia Nacional uma reclamação contra a condenação que lhe foi imposta por não ter obedecido a instruções que considera inconstitucionais por envolverem violação da liberdade e inviolabilidade de crenças, garantidas na Constituição.

1954

3 de Abril: Falece, em Lisboa, Aristides de Sousa Mendes.

1967

9 de Outubro, Nova lorque: o Cônsul-Geral de Israel entrega a Joana de Sousa Mendes (filha) a Medalha de Ouro dos Justos, do Yad Vashem, à memória de Aristides de Sousa Mendes (o único português que a detém).

Jerusalém: o Museu de Yad Vashem – Memorial às Vítimas do Holocausto – homenageia Aristides de Sousa Mendes, plantando uma árvore em sua memória, na Floresta dos Mártires.

1974

12 de Agosto: Joana de Sousa Mendes apresenta uma petição de reabilitação da memória honrada de seu pai e de reparação dos danos materiais e morais que lhe foram injustamente causados pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros.

1976

7 de Maio: um despacho do Ministro dos Negócios Estrangeiros determina que o assunto da petição de Joana Sousa Mendes seja tratado com urgência.

Junho: na sequência do citado despacho, Nuno Bessa Lopes, diplomata em funções nos Serviços Jurídicos do MNE, apresenta um relatório em que propõe a reintegração e reclassificação (promoção) póstuma de Aristides de Sousa Mendes, recebendo os herdeiros os respectivos benefícios, a publicação de um livro branco sobre o caso, a concessão de uma condecoração póstuma e o desagravo público mediante uma resolução da Assembleia da República. Só dez anos depois o relatório foi dado a conhecer publicamente.

1986

Em Cabanas de Viriato, terra natal de Aristides de Sousa Mendes, é criada uma “Comissão de Homenagem ao Cônsul Aristides de Sousa Mendes”.

1987

Washington, Embaixada de Portugal: o Presidente da República Mário Soares entrega à família de Aristides de Sousa Mendes a Ordem da Liberdade (no grau de Oficial).

1988

19 de Março: a Assembleia da República aprova o projecto de Lei, da autoria do deputado Jaime Gama, do Partido Socialista, reabilitando oficialmente Aristides de Sousa Mendes.

16 de Abril: o Diário da República publica o diploma de reintegração póstuma de Aristides de Sousa Mendes na carreira diplomática, com promoção a Embaixador.

1990

A cidade de Montreal (Canadá) dá o nome de Aristides de Sousa Mendes a um parque situado no seu centro.

1993

24 de Janeiro: a RTP, Canal 2, no programa Sinais do Tempo, exibe o documentário “O Cônsul Injustiçado’’, sobre Aristides de Sousa Mendes, de Diana Andringa, Teresa Olga e Fátima Cavaco.

8 de Junho: o Presidente da República, Mário Soares, descerra uma lápide evocativa de Aristides de Sousa Mendes, na Sinagoga de Lisboa.

1994

29 de Maio, Bordéus, Jardim da Resistência: o Presidente da República, Mário Soares, descerra um busto de Aristides de Sousa Mendes, oferecido pela comunidade portuguesa residente em Bordéus. É atribuído a uma das ruas, e a um importante liceu de Bordéus, o nome de Aristides de Sousa Mendes. O canal “France 3” exibe o documentário “O Cônsul Injustiçado”.

Maio, Israel, Deserto do Neguev: é plantada a “Floresta Aristides de Sousa Mendes”, com dez mil árvores.

1995

23 de Março, Lisboa: a Fundação Pro Dignitate, presidida pela Dr.ª Maria de Jesus Barroso, promove uma Homenagem Nacional a Aristides de Sousa Mendes, com a presença do Presidente da República, Mário Soares. No decorrer desta cerimónia Aristides de Sousa Mendes é condecorado postumamente com a Grande Cruz da Ordem de Cristo.

25 de Março, Lisboa: a Fundação Pro Dignitate e o Metropolitano de Lisboa homenageiam Aristides de Sousa Mendes com uma medalha, da autoria de João Cutileiro, na Estação do Parque.

1998

17 de Novembro, Estrasburgo: o Parlamento Europeu homenageia Aristides de Sousa Mendes, atribuindo-lhe uma importante medalha/condecoração.

1999

Abril, Rio de Janeiro: a Câmara Municipal atribui a Condecoração da Cidade à memória de Aristides de Sousa Mendes.

Maio, Cabanas de Viriato: o Presidente da República, Jorge Sampaio homenageia Aristides de Sousa Mendes.

18 de Junho, Viseu: a Associação AVIS promove um Congresso de Homenagem a Aristides de Sousa Mendes. Em Cabanas de Viriato, junto ao jazigo onde repousam os restos mortais de Aristides de Sousa Mendes, D. António Monteiro, Bispo de Viseu, pede publicamente perdão, em nome da hierarquia da igreja, pela recusa de auxílio a Aristides de Sousa Mendes e à sua família, quando estes a solicitaram.

2000

23 de Fevereiro, Lisboa: escritura notarial de constituição da Fundação Aristides de Sousa Mendes.

27 de Março, Lisboa, Palácio das Necessidades: em cerimónia presidida pelo Ministro dos Negócios Estrangeiros, Jaime Gama, são doados 50 mil contos à Fundação Aristides de Sousa Mendes.

Aristides de Sousa Mendes em S. Francisco da Califórnia. 1922